20 maio 2014

O que mudou na Disney: Nós ou suas princesas?

Hoje pela manhã estava pensando nos filmes das Princesas da Disney, e de como eles mudaram todos esses anos. A minha filha é apaixonada por filmes de princesas. Mas ela nunca ficou tão encantada com elas até assistir Valente. Todas as outras princesas se tornaram chatas e sem graça. Valente e Frozen então se tornaram os filmes de referência para ela.

As primeiras princesas disney, como Branca de Neve, Cinderela e cia, eram calmas, benevolentes, obedientes, passivas, delicadas, sabiam todos os afazeres domésticos e esperavam seu grande amor. Mesmo Bela, que era dedicada e estudiosa, ainda sim vivia suas limitações e era taxada até como esquisita.

Porém, desde Mulan que as princesas Disney não são mais as mesmas. Mulan queria ser guerreira e lutar pelo seu povo. E ainda posso citar Diana de A princesa e o Sapo, que sonhava em crescer em sua profissão e seguir o sonho de seu pai, ambas não esperavam o grande amor e um beijo que as salvaria. Elas foram atrás de seus sonhos, lutaram por suas conquistas e o amor tornou-se consequência de suas vidas para complementar estes sonhos. 



Mas foi em Valente que isto deu uma guinada maior ainda. Merida era uma princesa impulsiva, intempestiva e queria LIBERDADE. Se libertar do fato de ter que se casar, para unificar reinos e só isso. Ela queria mais,almejava mais. Ela rompeu. 
O fato da história ser centrada na relação mãe e filha só mostrou ainda mais essa mudanças. Merida não queria um príncipe, ela queria uma vida!




Em Frozen temos Elsa e Ana. E um filme que conquistou um público de 4 a 80 anos. E até mesmo o fato de se apaixonar no primeiro encontro, virou uma piada neste filme. Ana tem essa delicadeza maior das princesas antigas. Já Elsa, nossa rainha é forte, mas precisa se esconder. Tem personalidade, atitude e portanto erros. E quando desabrocha, acaba não percebendo e controlando o poder que tem. Diria que essa metáfora é incrível, quem nunca se escondeu e quando saiu do casulo acabou escorregando até encontrar o equilíbrio?
Elsa errou e a Disney apostou mais uma vez na relação familiar. O amor verdadeiro que salva a princesa da morte, não foi mais o beijo do príncipe, mas sim o amor de uma irmã. O amor de quem nasce com metade do seu coração. 

Todas essas novas princesas e rainhas agora erram, são impulsivas, vivem em mudanças, correm atrás de seus sonhos, lutam por sua liberdade e objetivos. Qualquer semelhança com as mulheres atuais não é mera coincidência.Filmes de princesa nunca foram só para crianças.

Elas não esperam mais somente grandes bailes, vestidos luxuosos e sapatinhos de cristal. Eu ousaria arriscar que será muito difícil a Disney voltar a produzir filmes com princesas nos moldes das primeiras.

Não foram as princesas que mudaram, mas sim nós mulheres, nós mudamos. Todas querem um grande amor sim, mas não somente isso. A mulher atual sabe se posicionar na sociedade, no trabalho, no amor e na vida. 

 Um verdadeiro e grande amor tornou-se consequência e cumplicidade de nossos sonhos e vida. Nossas ambições assim como dessas princesas se tornaram bem maior do que achar um Príncipe que venha nos resgatar num cavalo branco. Hoje sabemos que podemos resgatar a nós mesmas e cavalgarmos lado à lado com nosso sapo.
Acho que essa história de esperar Príncipe já foi superada né?!

Merida rasgou o vestido, Elsa soltou o cabelo e jogou a coroa, e a Disney rompeu a barreira das princesas encantadas!

Pam.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Nossa amei seu post, ainda bem que as barreiras entre o conto de fadas e a vida real estao rompendo.
    prefiro bem mais a disney enfatizar na relação familiar do que nos principes.
    http://bdebele.weebly.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho isso!
      Eles perceberam que o verdadeiro começa na nossa família né!?
      Beijos!

      Excluir
  2. Também achei ótimo essa mudança na Disney; era necessária depois de tanto que estavam perdendo nas bilheterias para a Pixar.Fiz uma critica sobre o filme Frozen no meu blog, onde analiso um pouco também o caminho até essa mudança, se quiser conferir: http://misssorrisos.blogspot.com.br/2014/04/frozen-sinopse-e-critica-do-filme.html

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou olhar sim, eu adorei esse filme. E adoro ler textos relacionados a ele. Você tem razão, eles precisam dar uma reviravolta e Frozen foi um filme único,até a trilha sonora ajudou.

      Excluir
  3. Excelente post! Concordo completamente, é um absurdo um desenho supostamente infantil retratar garotas que querem cortar os dedos dos pés para que eles caibam num modelo de sapato. Sempre faço piada sobre as princesas Disney antigas, mesmo amando a Jasmine e sabendo que ela se deixou levar por um psicótico-mentiroso-compulsivo-estelionatário e o perdoou em nome do amor HAHAHA Chorei do início ao fim de Frozen por ser um desenho atual e compromissado com a igualdade feminina. Amei demais e sou fã da Elsa! A Disney simplesmente não pode voltar atrás.
    Adicionei o canal para não perder mais! Beijinho.

    www.dicasdamag.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha!Adorei seu comentário. Bem lembrado disto na Cinderela, eu lembro que uma vez um amigo meu disse: - Meninas, lembrem-se que Cinderela antes de sair para arrumar um marido, deixou toda a casa faxinada! É engraçado,mas era a visão que a Disney passava.
      Também sou #teamElsa.

      Espero também que essa reviravolta da Disney seja pra ficar!

      Beijos e sucesso!

      Excluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©